Acabei o curso de Enfermagem, e agora?
Esta semana, com a cerimónia de formatura da minha irmã, recordei o meu percurso após terminar o curso de Enfermagem.
Lembro-me de sentir alguma incerteza sobre o que fazer e ter medo de não cumprir todos os passos necessários para me tornar oficialmente Enfermeira.
Quando acabei o curso, quis começar logo a trabalhar, porque precisava de ter a minha independência financeira e queria sair de casa dos meus pais. Por isso, em agosto de 2019, comecei a trabalhar como Enfermeira num Hospital.
No entanto, conheci outros colegas que optaram por fazerem umas boas férias de verão antes de começarem a sua carreira.
Ambos os caminhos são válidos. No entanto, seja qual for a tua escolha, há 6 passos fundamentais a seguir para que possas exercer.
Aqui fica a lista do que fiz para começar a trabalhar como Enfermeira:
1. Aguarda pelo diploma emitido pela Instituição de Ensino. É este documento que comprova o termino da Licenciatura em Enfermagem.
2. Inscreve-te na Ordem dos Enfermeiros (OE). Para além de ser fácil, também é rápido. Podes ler tudo sobre isto no site da OE, ou neste link.
3. Cria o teu currículo (CV). Não te esqueças de incluir formações, atividades extracurriculares e outras competências que possam ser relevantes para a prática clínica.
4. Recebe a cédula profissional. Quando te inscreves na Ordem, receberes uma cédula provisória, que te permite começar a candidatar a vagas de emprego. Posteriormente, receberes a definitiva.
5. Procura emprego. Podes optar pelo sector público ou privado. Há instituições com a opção de envio de candidatura espontânea, no entanto, há muitas instituições públicas que funcionam com concurso. Escolhe onde gostarias de trabalhar e consulta os sites institucionais, fala com colegas que lá trabalhem e procura saber mais sobre condições, tipo de contrato e benefícios.
6. Não te esqueças da formação contínua. Ser Enfermeiro implica estudar todos os dias. Por isso, mantém-te a par de guidelines, congressos ou encontros relacionados com a área em que trabalhas. A OE e os Hospitais também promovem esta partilha de conhecimento, basta estares atento.
Espero que tenhas gostado desta publicação no blog e que te seja bastante útil!
Beijinhos,
Filipa da Oh, my needle! 🤍