A importância de ter um bom orientador clínico enquanto estudante de Enfermagem

Lembrei-me de falar contigo sobre estudantes de Enfermagem e orientadores clínicos.

Se és estudante de Enfermagem, sabes que os ensinos clínicos são muito mais do que prática, são o momento em que tudo ganha vida e se torna mais real.

Neste processo, há uma figura que pode transformar completamente a tua experiência: o Enfermeiro orientador.

É durante o estágio que enfrentamos os nossos medos, mas também onde mais aprendemos. Ter um bom orientador faz toda a diferença, porque está lá não só para nos corrigir, mas também para inspirar e ensinar.

Um bom orientador, ajuda-nos a construir confiança, ética, sensibilidade e a ver o doente como pessoa, para lá do diagnóstico. Aumenta a nossa confiança e incentiva-nos a ser melhores. Incentiva a criatividade e busca pelo conhecimento e melhoria contínua.

Por isso, a todos os orientadores que fazem a diferença: Obrigada. Esperamos um dia, retribuir da mesma forma, porque também se aprende a cuidar com quem cuida de nós.

Para além do obrigada, e como forma de reconhecimento pela seu trabalho, recebo muitas encomendas de presentes para orientadores.

Se também quiseres presentear um Enfermeiro, que tenha feito a diferença no teu percurso, deixo-te algumas sugestões de presente.

Espero que tenhas gostado desta publicação. 

Eu sei que nem todas as experiências com orientadores clínicas são boas, infelizmente. Também tive ao longo dos meus estágios experiências menos positivas, mas acredito e comprovei ao longo dos anos, que também essas serviram para descobrir a Enfermeira que eu não queria ser.

Se estás a viver uma situação destas, fala com alguém. Podes inclusive enviar-me mensagem. Terei todo o gosto em conversar contigo. E lembra-te, que essa interação não vai durar para sempre.

Beijinhos,

Filipa 🤍


deixa um comentário

×